Durante a infância, é comum que bolas, bonecos e videogames façam parte do universo das crianças. Mas para Luiz Miguel Nohatto Lorenzetti, de sete anos, morador de Santa Terezinha do Progresso (SC), a diversão está no galinheiro. Apaixonado por garnizés, ele trocou a coleção de carrinhos pelo cuidado com as aves.
Segundo a mãe, Karine Nohatto, o menino ganhou um casal de garnizés de um amigo da família e, desde então, a criação não parou de crescer. Hoje, o espaço já abriga mais de 20 aves.
“Ele convive com os bichinhos desde bebê, especialmente cavalos. Mas foi por volta dos três anos que surgiram os garnizés. Na época, foi presenteado com um galo fino, mas a ave era muito grande e ele mal conseguia segurá-la. Então, a pessoa que deu resolveu presenteá-lo com um casal de garnizés. Foi aí que tudo começou”, conta Karine à Globo Rural.
Rotina e responsabilidade
A relação de Luiz Miguel com os garnizés vai além da admiração. Os animais fazem parte da rotina e das responsabilidades do dia a dia. Quando não está na escola, ele prepara a alimentação, oferece água e recolhe os ovos para o consumo da família.
“Como o meu filho estuda à tarde, ele sabe que, quando chega em casa, precisa tratar as aves. E isso é feito com a nossa orientação e auxílio, mas ele gosta muito mesmo. E como elas ficam soltas ao redor da casa, ele também brinca de fazendinha, constrói gaiolas e as inclui nas brincadeiras, muitas vezes, junto com os amigos”, relata a mãe.
Fama nas redes sociais
A rotina com as aves ganhou espaço e fama nas redes sociais. Por lá, o menino ficou conhecido como “Piá do Garnizé”, apelido que surgiu pelo costume de sempre levar uma das aves para eventos de cavalgada.
“Aquilo que aparece nos vídeos é exatamente o dia a dia dele. Não imaginávamos que teria uma repercussão tão grande e que tantas pessoas se encantariam com a história e com a relação dele com os animais. Estamos muito surpresos”, diz Karine.
Planos para o futuro
Com apenas sete anos, ainda é cedo para decidir a profissão, mas o garoto garante que já sabe a resposta. Apaixonado pelos garnizés, ele tem dois sonhos: cursar medicina veterinária e ampliar a criação na propriedade da família em Santa Catarina.
“Ele diz que quer ter aves de vários tamanhos, cores e raças. Quer ser fazendeiro também, porque ama cavalos”, revela a mãe. A convivência e o cuidado com os animais mostram que o desejo do filho para o futuro não é passageiro e reforçam o que realmente o faz feliz neste momento.
“O Luiz Miguel não tem muito hábito de ficar em telas, mas, quando assiste televisão ou usa a internet, procura conteúdos sobre aves, curiosidades e cuidados com os animais”, finaliza Karine.