Fiscalização apreende mais de 6 mil mudas de citros em viveiro clandestino no interior de SP

A Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, flagrou um viveiro de mudas cítricas operando de forma irregular no município de Itaberá (SP). Durante a ação, os fiscais constataram uma série de irregularidades fitossanitárias, documentais e estruturais, o que resultou na apreensão de 6.480 mudas.

De acordo com as normas estaduais para produção de mudas cítricas, os viveiros devem ser telados para impedir a entrada de insetos vetores, contar com sistemas de desinfecção de calçados e ferramentas, comprovar a origem genética das plantas e apresentar laudos atestando que os lotes estão livres de doenças como Phytophthora e nematoides. Além disso, o comércio precisa ser cadastrado e emitir certificados fitossanitários na venda, garantindo que as mudas sejam sadias.

“É importante que a população saiba que uma planta infectada, por exemplo, com greening – a doença mais grave da citricultura –, em seu quintal, pode contaminar pomares comerciais que estão a quilômetros de distância”, alertou a Defesa Agropecuária paulista.

A ação reforça a fiscalização no setor, que busca coibir a propagação de pragas e doenças que ameaçam a citricultura, uma das principais atividades agrícolas do estado de São Paulo.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis