Austrália registra primeiro surto de gripe aviária H5 com morte em massa de aves silvestres

O governo da Austrália confirmou, nesta segunda-feira (3/8), a primeira mortalidade em massa por gripe aviária no país. Um grupo de aves marinhas foi infectado pela variante H5 do vírus, no Estado da Austrália do Sul. Os animais foram encontrados nas proximidades da cidade de Cape Jaffa, conforme informações da agência Reuters.

Testes laboratoriais realizados pela agência nacional de ciência da Austrália (CSIRO) confirmaram a presença do vírus nas aves. A ministra da Agricultura, Julie Collins, afirmou que o país deve registrar uma maior disseminação do vírus e um número mais elevado de animais silvestres afetados. A Reuters também informou que a Austrália já contabiliza 74 casos da doença desde que foi identificada pela primeira vez em junho.

Em geral, casos de gripe aviária em aves silvestres ou de criações domésticas não costumam provocar reações de países importadores. Já a confirmação da doença em granjas comerciais pode resultar em restrições às exportações de produtos avícolas.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis