Apesar do excesso de chuvas, plantio de trigo no RS está quase concluído

O plantio de trigo da safra 2026 no Rio Grande do Sul está praticamente finalizado. Segundo boletim da Emater-RS divulgado nesta quinta-feira (6), 99% da área já foi semeada, sem atrasos em relação ao mesmo período do ano passado.

As condições das lavouras se mantêm satisfatórias, apesar do excesso de chuvas em algumas regiões. A elevada umidade do solo dificultou o tráfego de máquinas e as aplicações fitossanitárias, mas não causou atrasos expressivos. Foram registrados casos localizados de acamamento, erosão hídrica, danos por granizo e encharcamento, porém com impacto reduzido sobre a área total.

A alta umidade relativa, o molhamento foliar prolongado e as temperaturas amenas intensificaram a pressão de doenças foliares, exigindo monitoramento constante. Apesar disso, a Emater-RS mantém a expectativa de produção de 2,19 milhões de toneladas, volume 36% inferior ao da safra passada.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis