CEO da Minerva: terras de pecuária nos EUA são vendidas para produção de biocombustíveis

Em evento realizado em Barretos (SP), o CEO da Minerva Foods, Fernando Galletti de Queiroz, afirmou que a redução do rebanho e da oferta de carne bovina nos Estados Unidos e na Europa é estrutural e não está ligada apenas ao ciclo pecuário. Segundo ele, esse cenário favorece a posição da América do Sul e da companhia como fornecedora global de carne bovina.

“Os Estados Unidos perderam competitividade [na pecuária bovina] por falta de mão de obra, regras de sustentabilidade e uma coisa estrutural que é a falta de sucessão. Especialmente a cria [de bezerro] é feita em propriedades pequenas e médias, tocadas por famílias, mas a nova geração não quer estar no interior do Iowa ou da França”, explicou Queiroz a analistas e jornalistas.

O executivo destacou que os Estados Unidos passam por uma consolidação no setor, com terras antes destinadas à pecuária bovina sendo vendidas a conglomerados que utilizam as áreas para a produção de soja e milho, com foco na fabricação de biodiesel e etanol. “Há nos Estados Unidos e Europa uma redução da produção [de carne bovina] que é estrutural. No Brasil, Paraguai, passamos por ciclos pecuários, mas o ciclo vai se renovando e a produção se torna mais eficiente”, afirmou.

Queiroz também observou uma mudança no perfil dos clientes atendidos pela companhia, com menos intermediários e mais clientes finais, como redes varejistas, cadeias de food service e processadores de carne.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis