Um leitor de Paratinga (BA) enviou à redação da Globo Rural a foto de um inseto que apareceu em seu quintal, com uma aparência que lembra a de um jacaré. A resposta veio da professora doutora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, da Universidade Federal do Paraná: trata-se da Fulgora laternaria, da família Fulgoridae, conhecida popularmente como jequitiranaboia.
O inseto tem a cabeça projetada para a frente, o que lhe confere a semelhança com um jacaré. Além de jequitiranaboia, é chamado por outros nomes como jetiranumboia, jitiranaboia, jiquitiranaboia, jequitirana-boia, tiramboia, jaquiranaboia, cobra-voadora, cobra-do-ar e cobra-de-asa.
Apesar da aparência exótica, a jequitiranaboia é inofensiva. Ela se alimenta sugando a seiva de plantas, principalmente árvores, arbustos e herbáceas. Seu tamanho não passa de sete centímetros de comprimento, mas as asas podem atingir o dobro de envergadura. O inseto tem o hábito curioso de andar de lado e para trás.
Presente em grande parte do território brasileiro, a espécie é restrita a regiões mais quentes. Por isso, é mais comum em áreas de clima tropical e subtropical.