Exportações de bovinos vivos batem recorde histórico em agosto: 171 mil cabeças embarcadas

As exportações de bovinos vivos do Brasil alcançaram um novo recorde para o mês de agosto, com 171 mil cabeças embarcadas. O volume representa um aumento de 109,4% em relação ao mesmo mês de 2025 e supera em 36,4% o recorde anterior para agosto, de 125 mil animais registrado em 2024. A receita gerada foi de US$ 243,9 milhões, alta de 182,6% na comparação anual. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e compilados pela Scot Consultoria.

No acumulado de janeiro a agosto, o Brasil exportou 917,6 mil cabeças, o melhor desempenho da série histórica para o período. Esse volume já equivale a 87,4% do total exportado em todo o ano de 2025, que foi de 1,05 milhão de cabeças.

Entre os estados, o Pará liderou os embarques em agosto, com 65,9% do total, seguido pelo Rio Grande do Sul (23,6%) e Paraná (6,7%). O Pará embarcou 112,6 mil cabeças, quase quatro vezes o volume de agosto de 2025, sendo responsável por 92,6% do crescimento das exportações na comparação anual.

Quanto aos destinos, a Turquia foi a principal compradora, com 62,2 mil cabeças (36,4%), seguida por Marrocos (21,9%) e Iraque (20,6%). Juntos, esses três países responderam por 79% das importações de gado vivo brasileiro.

Roselena Sestari, analista de mercado da Scot Consultoria, destacou que o comportamento mês a mês em 2026 alternou picos e vales, e que o recorde de agosto não indica, por si só, uma trajetória contínua de crescimento. “Se os embarques de setembro a dezembro repetirem o volume registrado no mesmo período de 2025 (397,8 mil cabeças), o desempenho de 2026 alcançaria aproximadamente 1,32 milhão de cabeças”, afirmou.

A especialista alertou para a concentração das vendas em poucos mercados. “Em junho, Turquia, Marrocos, Iraque e Egito responderam, juntos, por 98,1% dos embarques. Assim, uma eventual redução das compras ou mudança nas regras comerciais de qualquer um desses países afetaria a exportação”, comentou.

Outro ponto de atenção é o Projeto de Lei (PL) 1.026/2026, que pretende proibir o transporte marítimo de animais vivos para fins comerciais, tanto na exportação quanto na importação. A proposta estava pronta para ser analisada pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados, com parecer do relator contrário à sua aprovação.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis