Feijão-preto segue em alta no mercado produtor mesmo com demanda lenta

Os preços do feijão-preto continuam subindo em outubro, mesmo com a demanda doméstica mais lenta. Já o feijão-carioca mantém os preços sustentados no mercado produtor, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Na parcial de outubro até sexta-feira (16/10), o indicador Cepea/CNA registrou para o feijão-preto no sul do Paraná uma cotação média de R$ 263,06 por saca de 60 quilos, alta de 9,10% em relação à média mensal de setembro. No noroeste de Minas Gerais, o feijão-carioca de qualidade superior teve preço médio de R$ 311,42 a saca, avanço de 0,4% na comparação com o mês anterior.

Segundo o Cepea, no acumulado de 2026, ambas as variedades apresentam valorização no campo, com destaque para o feijão-preto. No varejo, porém, o carioca registra a maior alta anual. Pesquisadores do Cepea apontam que a perspectiva de recuperação dos estoques nacionais na safra 2026/27 não elimina a restrição da oferta, pois os volumes projetados ainda são baixos.

Essa combinação de oferta limitada e demanda lenta explica a sustentação dos preços no produtor, mesmo em um cenário de consumo mais fraco.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis