Gestão financeira: 80% das mulheres ainda delegam decisões a homens, revela pesquisa

Levantamento da Rede Mulher Empreendedora, realizado com mais de 2,2 milhões de profissionais acompanhadas pela iniciativa, indica que cerca de 80% das mulheres ainda delegam a homens a administração financeira de seus negócios. O dado foi revelado pela fundadora da Rede, Ana Fontes, durante o evento Agro é Delas, promovido pela Globo Rural em São Paulo.

Segundo Fontes, a situação não está relacionada à capacidade feminina, mas a uma construção social. “Desde cedo somos ensinadas de que o dinheiro não é nosso território, é masculino”, afirmou. A executiva destacou que essa barreira cultural pode ter consequências graves, inclusive com casos de fraude na gestão financeira por parceiros e parentes.

A falta de organização financeira é apontada como um dos principais motivos para o fechamento de negócios. “A maioria dos negócios fecham porque não tem uma boa gestão financeira. Então, se vocês não tiverem uma boa organização, por melhor que seja o seu negócio, ele não vai funcionar”, completou.

No evento, Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor Econômico, citou dados da Associação Brasileira do Agronegócios (Abag) que mostram que 40% dos tomadores de decisão do agro são mulheres. Ela reforçou a importância do encontro no ano em que a ONU e a FAO declararam o ano da mulher na agricultura.

Para Fontes, as mulheres precisam ocupar mais espaços e ser mais vocais, principalmente em ambientes majoritariamente masculinos. “A gente precisa ocupar espaço, mostrar que existimos. Sei que muitas não gostam de falar, mas vocês precisam ser mais vocais”, concluiu.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis