Após as primeiras projeções para a produção de milho segunda safra no ciclo 2026/27, a consultoria StoneX divulgou um balanço de oferta e demanda que indica um cenário positivo para os estoques do grão no Brasil.
De acordo com a consultoria, a demanda doméstica pode atingir 103 milhões de toneladas, impulsionada principalmente pela expansão acelerada da capacidade de produção de etanol de milho. Na safra 2025/26, o consumo interno foi projetado em 96,50 milhões de toneladas.
As exportações também devem crescer, com um aumento de 2 milhões de toneladas em relação à safra anterior, podendo alcançar 42 milhões de toneladas. Apesar da demanda robusta, os estoques finais poderão atingir 31,36 milhões de toneladas, acima dos 29,1 milhões da temporada passada.
A StoneX destacou que, embora a relação estoque/uso ainda seja projetada em um patamar mais ajustado, os números indicam que o Brasil conseguirá manter estoques construtivos para a próxima safra.