Colheita de café arábica atinge 32% no Cerrado Mineiro, mas ritmo é mais lento que em 2025

A colheita de café arábica na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) alcançou 32% do total estimado de 2,859 milhões de sacas de 60 kg para a safra 2026/27 até a última sexta-feira (3 de julho). O volume representa um avanço de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior, impulsionado pela ausência de chuvas, que também favoreceu a secagem dos frutos nos terreiros.

Apesar do progresso, o ritmo da colheita ainda está atrasado na comparação com o mesmo período de 2025, quando a região do Cerrado Mineiro registrava 42% da área colhida. O boletim da Expocacer indica que, até 3 de julho, 18% do volume colhido já foi beneficiado, com rendimento médio de 520 litros por saca.

A cooperativa destacou que, devido às chuvas das semanas anteriores, houve queda de frutos em algumas lavouras. Estima-se que o café de chão represente, em média, 30% da produção total até o fim da safra, considerando perdas causadas pela colheita mecanizada e pelo repasse manual.

Além disso, foram registrados focos de ferrugem e de phoma em algumas lavouras, em razão da alta umidade e do clima mais ameno. Nos primeiros dias de safra, os cafés apresentaram, em média, 15% de catação, com boa qualidade de bebida.

Para a semana atual, a previsão é de tempo firme, com temperaturas máximas entre 26 °C e 27 °C e mínimas entre 11 °C e 13 °C, além de baixa umidade — condições que devem favorecer a secagem natural dos cafés.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis