A segunda edição da Expocacau, realizada em Ilhéus, no sul da Bahia, foi encerrada na última quinta-feira (27/8), com cerca de sete mil visitantes de 11 países ao longo dos três dias de evento. Os produtores rurais formaram a maior parte do público, que também contou com profissionais da cadeia, estudantes, pesquisadores e acadêmicos.
Segundo o CocoaAction, braço brasileiro da World Cocoa Foundation e entidade organizadora do evento, os negócios gerados durante a feira ainda serão apurados e divulgados. A edição de 2026 contou com pouco mais de 60 estandes e 75 empresas participantes.
Entre os presentes, esteve a Globo Rural. O podcast itinerante da marca desembarcou em Ilhéus e ouviu nomes influentes da cadeia, como a produtora Miriam Federicci, bicampeã mundial no concurso da melhor amêndoa do mundo, e Yuri Feres, diretor da Rainforest Brasil. Os episódios do GR Cast estão sendo lançados no canal da Globo Rural no YouTube.
A crise na mão de obra na cacauicultura foi destaque durante os três dias de debates. Além disso, a relação da indústria com o produtor, as reclamações sobre deságios aplicados no pagamento pelo cacau, clima e El Niño, novas tecnologias e prevenção e manejo de doenças também foram temas quentes, tanto em painéis quanto nos corredores da feira.
Pedro Ronca, diretor do CocoaAction, afirmou que o cacau é uma cultura perene e tem ciclos de alta e de baixa, como qualquer commodity. “Mas a Expocacau está olhando para um horizonte de longo prazo, para estruturar cadeias de insumos, de máquinas, de implementos, fomentar a demanda por máquinas, implementos e insumos, para que se crie a intenção e um ciclo positivo de o produtor investir em tecnologia.”
O último ano apresentou uma forte queda nas cotações do cacau na Bolsa de Nova York. Com isso, Ronca considerava até uma possível retração no público, o que não aconteceu. “Apesar de um ano desafiador, com uma crise de preço no início de 2026, agora já vemos patamares bem melhores, inclusive acima das médias históricas dos últimos dez anos.” Por fim, o diretor também confirmou que a terceira edição está prevista para 2027.