A Fertilizantes Heringer informou nesta quinta-feira (27/8), em fato relevante, que iniciou um procedimento de mediação com credores e entrou na Justiça com um pedido de tutela cautelar para viabilizar as negociações. A empresa busca a suspensão, por 60 dias, da exigibilidade dos créditos abrangidos pela mediação, além da paralisação de medidas de cobrança, execução e constrição patrimonial promovidas pelos credores envolvidos.
Segundo a companhia, a mediação foi instaurada em 25 de agosto na Câmara Wind de Mediação, mecanismo previsto na Lei de Recuperação Judicial e Falências. Na mesma data, a Heringer ajuizou ação cautelar na Justiça paulista com o objetivo de preservar o resultado útil das negociações e criar um ambiente administrativo e financeiro mais estável para a condução do processo.
A companhia afirmou ainda que seguirá adotando medidas para fortalecer sua estrutura financeira e operacional, com foco em eficiência, adequação da estrutura de capital e sustentabilidade econômico-financeira de longo prazo. Em nota enviada à reportagem, a empresa informou que, “enquanto esse procedimento avança, a Heringer segue operando normalmente, atendendo clientes e parceiros e mantendo o compromisso com a segurança e desenvolvimento dos colaboradores”.
A medida ocorre em um momento de desafios no setor de insumos agrícolas, com empresas buscando reestruturação financeira diante de oscilações de preços e custos elevados. A Heringer, uma das principais fornecedoras de fertilizantes do país, espera que a mediação permita um acordo sustentável com os credores.
Por Danton Boatini Júnior — São Paulo