O produtor rural Jürg Wiesli, conhecido como ‘mestre da pimenta gigante’, acaba de entrar para o Guinness World Records pela terceira vez com uma pimenta-caiena de 52,5 centímetros de comprimento. A homologação ocorreu em 11 de agosto e a hortaliça impressiona não só pelo tamanho, mas também pela origem: a semente foi retirada de outra pimenta gigante cultivada pelo próprio jardineiro em 2025.
Wiesli, que vive em Thurgau, na Suíça, cultiva a variedade Joe’s Long, que produz frutos longos, finos e enrugados com média de 30 cm. O exemplar recorde superou essa média em 75%. Em 2025, ele colheu uma pimenta de 48,5 cm e usou suas sementes para o plantio seguinte, resultando no novo recorde.
O título de dono da pimenta mais comprida do mundo é de Wiesli desde outubro de 2017. Naquela época, apresentou uma pimenta de 45 cm em uma competição agrícola local. Em 2018, colheu um exemplar de 50,5 cm e, agora, superou a própria marca com os 52,5 cm.
Em entrevista ao site do Guinness, Wiesli revelou parte dos cuidados: ‘Começo colocando as sementes em ambiente interno em março, a 28°C. Planto no fim de abril, quando o risco de geada passa. Preparo bem a terra e misturo composto orgânico maduro. Elas precisam de rega regular e fertilizante balanceado, mas sem excesso, senão produzem muitas folhas.’
Além das pimentas, o jardineiro já deteve mais de 20 recordes suíços para pepinos, cenouras, beterrabas, repolho roxo e abóbora. ‘Tudo cresce muito para mim, mesmo quando compro sementes em um centro de jardinagem’, finalizou.