Safra 2026/27: plantio de arroz atinge 36% da área prevista no Rio Grande do Sul

O plantio de arroz irrigado para a safra 2026/27 avança no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional do cereal. Segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), divulgado nesta quinta-feira (15/10), 317 mil hectares já foram semeados no estado, o equivalente a 36,83% da intenção de semeadura para o ciclo, que é de 861.778,96 hectares.

Se confirmada, a área prevista pelo Irga representará uma queda de 3,4% em relação aos 891,9 mil hectares plantados na temporada 2025/26. No ciclo anterior, a semeadura do cereal no estado já havia registrado redução de 8,06%.

Entre as regiões produtoras, a Fronteira Oeste lidera com o maior volume de área semeada: 163.165 hectares, correspondentes a 65,90% da intenção regional. Já a região da Campanha é a mais atrasada, com 12.171,11 hectares plantados, o que representa apenas 10% da área prevista.

O avanço do plantio ocorre em meio a condições climáticas que têm afetado outras culturas no estado, como a soja e o trigo, devido ao excesso de chuvas. Acompanhe as próximas atualizações sobre o andamento da safra de arroz e demais lavouras.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis