A semana começa com alerta de tempestade no Sul do Brasil, com maiores impactos no Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas acima de 100 milímetros por dia, com queda de granizo e ventos superiores a 100 km/h. Há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Segundo a Emater-RS, as condições são reflexo do avanço de um sistema de baixa pressão associado à formação e ao deslocamento de um sistema frontal. Também há previsão de chuva com granizo em São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso, porém de menor intensidade — chuvas de até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h nesta segunda-feira.
Já nas demais regiões do Centro-Oeste e Nordeste, o alerta é de baixa umidade, com índices entre 30% e 20%. O Inmet afirma que as condições geram risco para incêndios florestais em áreas que abrangem Mato Grosso, Goiás, Palmas, oeste da Bahia e todo o semiárido nordestino.