O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva elevado no Rio Grande do Sul, válido até a terça-feira (21/7). O aviso abrange a porção central do Estado, incluindo Porto Alegre.
Segundo o Inmet, as chuvas nesta área podem passar de 100 mm/dia ou 60 mm/h, com grande risco para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. As chuvas na região vêm ganhando força desde o final da última semana.
O movimento acontece pela diferença de pressão entre um centro de baixa pressão na Argentina e o Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul, o que intensifica o fenômeno do Jato de Baixos Níveis. Essa configuração também dificulta o avanço das áreas de instabilidade, que permanecem restritas ao Rio Grande do Sul.
A condição, de acordo com o Inmet, deve permanecer pelo menos até a quarta-feira (23/7), quando os temporais devem perder força na região.
Com os acumulados elevados, sete municípios do Rio Grande do Sul tiveram situação de emergência decretada após as chuvas intensas que atingiram a região. A medida está publicada no Diário Oficial da União e inclui municípios de São Sepé, Erval Seco, Liberato Salzano, Coronel Bicaco, Cerro Grande, Novo Tiradentes e Seberi.