União Europeia deve retomar importação de frango brasileiro, confirma Ministério da Agricultura

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Cleber Oliveira Soares, anunciou que a União Europeia enviou correspondência oficial na última segunda-feira (14) informando que aprovou os controles adotados pelo Brasil para o uso de antimicrobianos na cadeia produtiva de alimentos destinados ao bloco. Com isso, há expectativa de retomada das exportações brasileiras de frango para o mercado europeu.

“Na segunda-feira, as autoridades da União Europeia enviaram correspondência oficial informando que votaram e aceitaram os protocolos […] de retorno das exportações de carne de frango do Brasil à União Europeia. Muito em breve […] retomaremos a relistagem do Brasil para a União Europeia”, disse Soares em evento da Datagro em São Paulo.

Em maio, a Comissão Europeia retirou o Brasil da lista de países autorizados a exportar produtos de origem animal, como carne bovina e de frango, ovos, mel e pescados, ao bloco. A suspensão entrou em vigor em 3 de setembro, sob a alegação de que o Brasil não comprovou o cumprimento de regras sobre o controle de antimicrobianos. A Europa proíbe o uso desses produtos como promotores de crescimento, bem como medicamentos usados para tratar infecções humanas.

Antes da suspensão, as exportadoras de frango intensificaram as vendas ao mercado europeu, acumulando estoques que supririam a demanda de setembro. De janeiro a agosto, os volumes de frango brasileiro vendidos à Europa superaram mês a mês os do ano anterior, com altas que variaram de 23% a 46% em relação a 2025.

Soares também informou que, no próximo domingo (20), o ministério receberá uma missão da China para inspecionar 17 unidades que buscam aprovação para exportar miúdos de bovinos e suínos, além de frigoríficos habilitados mas temporariamente suspensos. A lista inclui empresas como JBS, Minerva e MBRF. As suspensões foram motivadas pela identificação de resíduos em cargas que chegaram aos portos chineses.

Além disso, missões da Coreia do Sul e do Japão foram concluídas recentemente, com expectativa de abertura desses mercados para carne bovina brasileira em futuro próximo.

Deixe um comentário

Powered by Joinchat
Anunciar grátis