Inicia-se no próximo sábado (1º de agosto) o vazio sanitário do algodão no Estado de São Paulo. Durante este período, fica proibido o cultivo da pluma como medida sanitária para controle do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), inseto que pode causar perdas de até 80% na produção.
A medida faz parte do Programa Nacional de Prevenção e Controle do Bicudo do Algodoeiro, instituído pela Instrução Normativa nº 44, de 29 de julho de 2008, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a Secretaria de Agricultura de São Paulo, 109 municípios devem realizar o vazio sanitário no Estado.
“Para que o vazio sanitário do algodão seja eficiente, é importante que o produtor faça a completa eliminação da cultura, com a destruição das soqueiras, ficando atento aos possíveis rebrotes das plantas, uma vez que se trata de uma espécie perene de difícil destruição”, observa a Secretaria em nota.