As vendas de etanol realizadas pelas usinas do Centro-Sul na segunda quinzena de agosto totalizaram 1,89 bilhão de litros, um aumento de 14,6% em comparação com o mesmo período de 2025, de acordo com dados compilados pela reportagem junto ao Ministério da Agricultura. O crescimento foi puxado tanto pelo mercado interno quanto pelas exportações.
No segmento de hidratado, as vendas para distribuidoras atingiram 1 bilhão de litros, alta de 13,6% na comparação anual. Já as vendas de etanol anidro para distribuidoras somaram 598,2 milhões de litros, com incremento de 13,5%. As exportações também registraram forte avanço: o volume de anidro vendido ao exterior saltou 89,7%, para 48,5 milhões de litros, enquanto o hidratado exportado cresceu 30,3%, alcançando 91,1 milhões de litros.
A oferta de etanol tem sido favorecida pela maior disponibilidade de cana-de-açúcar na safra 2026/27, pelo maior direcionamento da cana para a produção do biocombustível e pela produção adicional a partir do milho. As usinas de cana do Centro-Sul processaram 51,9 milhões de toneladas de cana na segunda quinzena de agosto, uma alta de 3,3% frente ao ano anterior.
A produção total de etanol subiu 3,5%, para 2,5 bilhões de litros, enquanto a fabricação de açúcar recuou 4,8%, para 3,7 milhões de toneladas. Do total de etanol produzido, 924 milhões de litros foram de anidro (queda anual de 1,7%) e 1,6 bilhão de litros de hidratado (alta anual de 6,7%). No acumulado da safra 2026/27 (de abril a agosto), o setor processou 413,5 milhões de toneladas de cana, alta de 2,2%. A produção total de açúcar desde o início da temporada está 10,7% menor, somando 23,9 milhões de toneladas, enquanto a de etanol cresceu 13,2%, totalizando 21,2 bilhões de litros.